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Os desafios para uma análise de crédito mais segura

A ACIPI, através da sua parceria com o SPC Brasil, oferece serviços que autenticam a veracidade das informações prestadas pelo tomador de crédito e avalia suas condições de honrar os compromissos financeiros

A análise para concessão de crédito é uma etapa fundamental do ciclo de negócios de qualquer empresa, pois é neste momento que o empresário identifica por meio de uma série de informações, se o cliente, seja ele Pessoa Física ou Jurídica, terá condições de honrar com os compromissos financeiros futuramente. “Essa análise não pode ser vista como uma estratégia para impedir ou barrar um crédito, muito pelo contrário. Seu objetivo é de identificar as melhores condições para o cliente que busca o crédito, incluindo valores, taxas e prazos”, explica a gerente de Produtos e Inteligência de Mercado do SPC Brasil Simone Lombardi.

Para conceder o crédito de forma sustentável e responsável, as empresas se baseiam em sua política de concessão, com critérios previamente parametrizados por elas, e em uma série de informações cadastrais e financeiras que solicita do tomador de crédito. Nesse sentido, existem dois grandes desafios para as empresas no momento da avaliação. O primeiro é definir quais informações são importantes para serem utilizadas nessa análise, com o objetivo de identificar o perfil financeiro do cliente e definir a possibilidade ou não da liberação do crédito. “Um dos objetivos dessa análise é minimizar os riscos da operação e maximizar os resultados esperados, afinal o valor investido, seja com um empréstimo em dinheiro ou um produto vendido, deve retornar acrescido da rentabilidade, de outra forma não seria vantajosa essa operação”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O outro desafio, segundo especialistas do SPC Brasil, é confirmar a veracidade das informações e documentos apresentados pelo cliente que solicita o crédito, já que nesse negócio a fraude é muito comum, tanto com documentação falsa quanto na utilização de documentos de terceiros.

Para ambos os desafios, há no mercado algumas empresas que oferecem ferramentas para auxiliar o empresário na avaliação, entre elas o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que conta com um dos maiores bancos de dados e portfólio de produtos do país.

Soluções para a concessão de crédito

Com o objetivo de continuar oferecendo as melhores ferramentas para seus Associados vencerem esses desafios, o SPC lançou no mês de agosto mais quatro soluções que facilitam e dão mais assertividade nas análises de crédito: o Limite de Crédito, o Faturamento Presumido PJ, o Alerta de Óbito e o Alerta de Identidade PF.

As soluções Alerta de Óbito e Alerta de Identidade PF chegam para dar mais segurança aos empresários na tentativa de minimizar fraudes, já que a primeira confronta os dados passados pelo solicitante do crédito com o nosso banco de dados de óbito, evitando assim que fraudadores utilizem documentos de pessoas já falecidas para buscar crédito ou realizar compras. Já a segunda é um alerta ao empresário indicando a necessidade ou não de solicitar documentos adicionais de identificação do consumidor. “São dois produtos indispensáveis para assegurar a veracidade dos documentos e informações prestadas pelo cliente”, enfatiza Simone Lombardi.

O Limite de Crédito e o Faturamento Presumido PJ são soluções específicas para a análise de Pessoa Jurídica. O primeiro apresenta, através dos dados cadastrais e uma análise econômico-financeira do cliente, uma sugestão de crédito a ser cedido, reduzindo a probabilidade de inadimplência. E o Faturamento Presumido PJ vem suprir uma necessidade do mercado em obter informações do faturamento das empresas, principalmente de pequeno e médio porte, que não são obrigadas a publicar seu balanço. “Essa informação é uma estimativa do faturamento liquido anual da empresa, baseada em informações cadastrais e comportamentais, por uma metodologia estatística, permitindo ao empresário ajustar as oportunidades de negócios de acordo com o potencial da empresa consultada”, explica Simone.

Para saber mais ou adquirir os produtos e serviços, o empresário interessado deve se associar ao SPC Brasil por meio de alguma Entidade, como CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) ou demais representações locais. A ACIPI possui convênio com o SPC Brasil. Para mais informações acesse o site www.acipi.org.br na aba fale conosco.

FONTE: SPC BRASIL.

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